Ponte Metálica sobre o Rio Arade

Dono de Obra: EP - Estradas de Portugal, E.P.E.

Empreiteiro Geral: Conduril - Construtora Duriense, S.A.

Projetista: Geo-Rumo, Tecnologia de Fundações, S.A.

Período de Execução: 2 meses

Localização: Portimão

Quantidades de trabalho:
- 956.80 ml Perfuração em alvenaria de calcário
- 843.80 ml Colunas de Jet-Grouting Φ1100

DSC00123
DSC00120
DSC00122
DSC00131

A ponte metálica de Portimão na EN125 liga as margens do Rio Arade entre Ferragudo e Portimão, possuindo uma extensão de 332 metros. É constituída por 8 pilares e 2 encontros, que suportam a estrutura reticulada metálica de apoio do tabuleiro. Estes pilares e encontros são constituídos por blocos de alvenaria de calcário, emparelhados e em razoável estado de conservação.

O projeto inicial preconizava o reforço das fundações dos pilares e encontros com micro estacas com armaduras tubulares.

A Geo-Rumo Tecnologia de Fundações, S.A. propôs uma alteração quanto à metodologia do reforço da estrutura motivado pela existência de calhaus de calcário soltos na base dos pilares e encontros, o que poderia causar dificuldade no estabelecimento do recobrimento das armaduras. Propôs-se então uma solução alternativa que consistiu na execução de colunas Jet-Grouting desde o terreno competente até á base dos pilares com preenchimento contínuo na zona dos calhaus de calcário soltos. O pilar é armado com varão de alta resistência de 57 mm de diâmetro e selados nos furos efetuados para a execução do jet-grouting.

 Ficha de obra