Auto-estrada do Marão

Dono de Obra: Auto-estrada do Marão, S.A.

Empreiteiro Geral: Infratúnel, Construtores do Túnel do Marão, S.A.

Projetista: JetSJ Geotecnia, Lda.

Período de Execução: 1 mês

Localização: Amarante

Quantidades de trabalho:
- 1733 ml perfis tubulares de N80 177,8x10 mm
- 4500 m3 de melhoramento do solo (aterros e granito alterado (W4-W5))

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Esta empreitada, inserida na construção da Auto Estrada do Marão foi executada em Amarante e diz respeito ao Muro M4B.

O projeto base contemplava a execução de Jet-Grouting como tratamento dos solos de fundação de um aterro em terra armada, a construir variável em altura de 4 a 13 metros e numa extensão de cerca de 150 metros. A variante proposta pela Geo-Rumo, Tecnologia de Fundações, S.A. consistiu em manter o tratamento pela tecnologia de “Deep-Mixing”, mas com a introdução do “Cutter-Soil-Mixing - CSM”. É uma tecnologia com injeção de cimento em que a destruição do solo é conseguida mecanicamente não sendo necessário por isso a introdução de pressões no maciço a tratar.

O tratamento consistiu na execução de painéis de dimensão 2,4x1,0 m2 armados com tubos tipo N80 177,8x10 mm. A altura de tratamento foi variável conforme a cota encontrada do terreno competente.

Todo o processo é monitorizado, com a realização de ensaios à compressão de cubos para verificação das tensões/extensões exigidas em projeto, obtendo-se do software do próprio equipamento os respetivos registos referentes ao volume tratado, profundidades e verticalidade.

As amostras para ensaio laboratorial são recolhidas a diferentes profundidades do tratamento com amostrador introduzido na massa fresca e colocados em moldes apropriados para serem enviados a laboratórios certificados. Os ensaios são realizados aos três, sete e vinte e oito dias.

 Ficha de obra